Plataforma Moodle



Área restrita


Canal Vichinsky1

Google
 
Home Educacional Versão 3.0

Inter-S 3.0 - Interpretador de Soluções
Inter-S Versão 3.0
Inter-S

INTER-S Versão 3.0

Inter-S é um acrônimo do termo "Interpretador de Soluções", cujo significado expressa literalmente o seu objetivo, ou seja, é uma ferramenta que possibilita ao usuário escrever algoritmos lógicos (programas) que serão interpretados e executados pelo computador.

O Inter-S é um ambiente de programação dirigido aos iniciantes, desenvolvido especialmente para finalidades educacionais e servindo como ferramenta de apoio ao aprendizado da lógica e das técnicas de programação. O aplicativo utiliza uma linguagem simples, de fácil entendimento e com regras sintáticas claras baseadas na língua portuguesa, o que torna o desenvolvimento de programas uma tarefa descomplicada e intuitiva.

A versão 3.0 mantém todas as funcionalidades das versões anteriores, incorporando ainda alguns recursos que facilitam a construção de interfaces gráficas mais sofisticadas. Esta nova versão também oferece algumas ferramentas que possibilitam a comunicação entre o computador e dispositivos externos conectados à porta serial.

A grande novidade desta versão são os recursos que permitem a comunicação do computador com a Plataforma Inter-S Experimental (PIE). Essa plataforma é uma placa eletrônica microcontrolada, acoplada ao computador por meio de conexão USB, que recebe e envia informações com base em comandos escritos na própria linguagem Inter-S. Com estes novos recursos, é possível desenvolver programas que envolvam atuação sobre dispositivos externos, como por exemplo, acionamento de servo motores, leitura de sensores, dentre outros.

O objetivo da Plataforma Inter-S Experimental é propiciar ao estudante um primeiro contato com a área da eletrônica voltada à automação e robótica, permitindo a ele projetar e desenvolver, com muita facilidade, programas para o controle de dispositivos externos.

Veja algumas capturas de tela (screenshots) da versão 3.0:











DOWNLOAD

O pacote de instalação do INTER-S Versão 3.0 pode ser baixado através do link abaixo:
http://vichinsky.com.br/inters/INTER-S_V3_Instalador.zip



USANDO O INTER-S (primeiros passos)

Para demonstrar o uso do Inter-S na implementação de um algoritmo, vamos imaginar que desejamos construir um pequeno programa para exibir a média aritmética de dois números quaisquer informados pelo usuário. Porém, antes de digitarmos o programa, é aconselhável que elaboremos um fluxograma para definirmos a sequência lógica do algoritmo. O fluxograma é uma técnica muito eficiente utilizada na elaboração e validação de algoritmos lógicos, permitindo que o desenvolvedor visualize o seu funcionamento e corrija eventuais erros antes da construção do programa.

O programa exemplo que iremos construir (cálculo da média aritmética) é muito simples, sendo assim,  poderíamos até dispensar a elaboração do fluxograma, principalmente se já possuirmos alguma noção sobre lógica de programação. Porém, vale lembrar que a técnica do fluxograma é altamente recomendável quando a situação envolve certo nível de complexidade.

O fluxograma do nosso problema (cálculo da média) é apresentado abaixo, juntamente com os devidos comentários relativos aos símbolos empregados e as respectivas instruções em linguagem Inter-S.    

Fluxograma


Agora que temos a lógica definida, basta digitarmos o programa por meio do editor de código do Inter-S, como mostra a figura a seguir:

Tela03


Após a digitação do programa, você pode salvá-lo em uma pasta de sua preferência, dando-lhe um nome sugestivo. Em seguida, clique sobre o botão "Executar", cuja localização é mostrada na figura abaixo:

Tela03a


Em seguida, após o acionamento do botão "Executar", o Inter-S exibirá a tela de execução, onde as mensagens e resultados do programa serão exibidos, conforme mostra a figura abaixo:  

Tela04




PROGRAMAS EXEMPLOS

Dentro do diretório onde você instalou o Inter-S, existe uma pasta com o nome "EXEMPLOS". Esta pasta contém alguns algoritmos (programas) que exemplificam os recursos da linguagem. Use esses programas como base para o desenvolvimento de seus próprios projetos. 



VÍDEOS DEMONSTRATIVOS

Para demonstrar a aplicação do software Inter-S, temos abaixo dois videos que ilustram o uso dessa ferramenta. O primeiro vídeo faz uma abordagem introdutória à programação de computadores, focando a construção de algoritmos lógicos e o emprego do Inter-S como ferramenta de implementação. O segundo vídeo explora alguns recursos avançados do Inter-S na construção de um algoritmo para resolução de polinômios de segundo grau.   


VÍDEO 1 - Introdução à programação



VÍDEO 2 - Polinômios de 2º grau






[Versão para impressão Imprimir | Enviar essa página]

     
Roberto Vichinsky