Plataforma Moodle



Área restrita


Canal Vichinsky1

Google
 
Home Educacional Plataforma Experimental

Plataforma Inter-S Experimental
Inter-S Versão 3.0
Inter-S

PLATAFORMA PIE

A Plataforma Inter-S Experimental (PIE) é uma placa microcontrolada especialmente desenvolvida para o ambiente Inter-S. Essa plataforma, assim como os novos recursos de programação do Inter-S, tem como objetivo propiciar ao estudante ferramentas simples, tanto em nível de hardware como em nível de software, para o desenvolvimento de aplicações nas áreas de eletrônica e robótica.

A PIE é uma placa eletrônica que integra um microcontrolador PIC18F2550® (Microchip Technology Inc.), cuja conexão ao computador é feita através de uma porta USB utilizando o protocolo HID (Human Interface Device), não necessitando, portanto, de nenhum recurso adicional de driver para o seu reconhecimento pelo computador. A figura abaixo apresenta o aspecto físico da plataforma PIE.

PIE


Para que você conheça os recursos da PIE, a tabela abaixo mostra uma breve descrição dos elementos que a integram. Nesta tabela, a localização de cada elemento está indicada por uma seta amarela.

Indicação do elemento (em amarelo) Descrição
Conector USB (tipo B - fêmea)
Este componente permite a conexão da plataforma ao computador através de um cabo USB.
Botão "Reset"
Este botão reinicia a plataforma, estabelecendo nova conexão com o computador.
Saídas digitais
A plataforma disponibiliza oito saídas digitais identificadas pelos números de 0 a 7. Essas saídas são acionadas por meio de programa e podem assumir nível lógico "um" (ligada) ou nível lógico "zero" (desligada). Para cada saída existe um led acoplado que indica o estado da mesma (led aceso = ligada / led apagado = desligada). Existe também uma barra de terminais, onde cada terminal está ligado a uma saída. Esses terminais podem ser utilizados para ligações externas (para acionamento de leds, relés, motores, etc.).
Saídas para Servos Motores
As quatro primeiras saídas digitais (saídas 0 a 3) também podem ser utilizadas para o controle de servos-motores, os quais são identificados pelos números 1, 2 ,3 e 4 e estão associados às saídas 0, 1, 2 e 3, respectivamente.
Entradas analógicas
Existem três entradas analógicas que podem ser utilizadas para a leitura de potenciômetros ou sensores diversos. Cada entrada possui conversor analógico-digital de 8 bits, podendo gerar um valor entre 0 e 255, de acordo com a tensão de entrada, a qual pode variar entre 0 e 5 volts. Para facilitar a conexão de sensores e principalmente potenciômetros, cada entrada analógica contém um pino que fornece 5 volts, um pino terra (GND), além do pino específico da entrada (pino central).
Entradas digitais
São utilizadas para a conexão de chaves, botões ou sensores digitais externos (componentes que podem assumir apenas dois estados: ligado ou desligado). Essas entradas são identificadas pelos números de 1 a 4 e podem ser acessadas pelos terminais correspondentes, os quais estão dispostos em uma única barra de terminais.
Botões
A plataforma experimental possui quatro botões táteis dispostos em forma de "joystick", os quais estão acoplados às entradas digitais 1, 2, 3 e 4. Esses botões são ligados às entradas digitais por meio de uma montagem do tipo pull-up, ou seja, quando pressionados eles fornecem valor lógico zero (0 volt) à entrada correspondente, e quando soltos, fornecem valor lógico um (5 volts).
Saída de tensão
Esta saída fornece tensão de 5 volts extraída diretamente da porta USB do computador, podendo ser utilizada para a alimentação de pequenos dispositivos externos que não exijam correntes altas.
Existem três terminais que fornecem 5 volts cada e três terminais terra (GND).
Jumper LEDS (J1)
Este jumper ativa os leds que estão conectados às saídas digitais. Se for preciso desativar esses leds, basta remover o jumper J1.
Jumper Botões (J2)
Este jumper ativa os botões táteis que estão conectados às entradas digitais. Se for preciso desativar esses botões, basta remover o jumper J2.




MANUAL DE PRIMEIROS PASSOS

Para obter maiores detalhes sobre a Plataforma Inter-S Experimental (PIE), faça o download do manual de apresentação (primeiros passos) através do link abaixo:

Clique aqui para o download do manual de primeiros passos da plataforma PIE

Nesse manual você encontrará exemplos de aplicação, onde são mostrados os procedimentos para o desenvolvimento de programas de controle de dispositivos externos para, por exemplo, o acionamento de servos motores, leds, leitura de sensores, entre outros.
Você encontrará também o detalhamento técnico da plataforma PIE, assim como o diagrama esquemático, lista de componentes e máscaras para a confecção da PCI (placa de circuito impresso).

O firmware para gravação do microcontrolador pode ser baixado através do link abaixo:

Clique aqui para o download do firmware





[Versão para impressão Imprimir | Enviar essa página]

     
Roberto Vichinsky